Informações importantes

SOBRE O USO DE TAPETES, CARPETES E CAPACHOS

E A RELAÇÃO DESSES PRODUTOS COM A SITUAÇÃO

DA PANDEMIA COVID-19

Os tapetes e carpetes fazem parte da vida e do dia a dia de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. São produtos presentes em empresas, espaços públicos e residências, com o objetivo de decorar os ambientes, trazer maior conforto acústico, isolamento térmico, aconchego, segurança, proteção do piso, entre tantos outros benefícios.


Mas em tempos tão conturbados, muitas dúvidas surgem sobre a segurança das pessoas, em especial das famílias. Afinal, os tapetes, carpetes e capachos representam alguma uma ameaça para a saúde?


NÃO! Veja os motivos:


1

OS TAPETES, CARPETES E CAPACHOS SÃO PRODUTOS TÊXTEIS SINTÉTICOS, COMO DIVERSOS OUTROS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DAS PESSOAS E EMPRESAS:

Os tapetes, carpetes e capachos são produtos produzidos com fibras sintéticas, como poliéster, polipropileno, nylon, entre outras, que são as mesmas fibras e filamentos utilizados na fabricação de diversos outros produtos têxteis, tais como: lençóis, colchas, cobertores, travesseiros, calças, camisetas, camisas, meias, toalhas de banho, tecidos que revestem sofás, almofadas, mantas, tecidos de cortinas, toalhas de mesa, tecidos dos bancos do teto e do piso do seu carro, ou seja, estão presentes na maioria dos têxteis do cotidiano.


Não há razão para retirar esses têxteis sintéticos dos ambientes, pois nenhum deles tem a capacidade de “criar” ou “reproduzir” vírus e bactérias.


O importante é que sejam tomadas as precauções para que uma eventual falta de cuidado não traga vírus e bactérias para dentro dos ambientes, o que poderia contaminar não somente os têxteis sintéticos, como também pisos, pias, madeiras, metais, automóveis, entre tantos outros itens.

2

TÊXTEIS SINTÉTICOS NÃO POSSUEM CAPACIDADE DE REPRODUZIR VÍRUS E BACTÉRIAS:

Em nenhuma hipótese têxteis sintéticos podem ser considerados “criadouros” para vírus e bactérias. Isso porque, os vírus necessitam das células de um ser vivo para se reproduzirem, como aquela presente em vias respiratórias ou mucosas, boca ou olhos.


Além disso, os tapetes, carpetes e capachos fabricados pela Tapetes São Carlos, passam por um eficiente tratamento antimicrobial com nanotecnologia, fornecida pela empresa Nanox Tecnologia.


Conforme afirma a empresa:


“A base de nossa tecnologia é a prata, um antimicrobiano natural de amplo espectro contra microrganismos patógenos e de eficiência comprovada, seguindo normas e protocolos nacionais internacionais, contra fungos e bactérias gram positivas e negativas. [...] Estudos científicos têm reportado o uso da prata com sucesso em terapias antivirais, mostrando assim o potencial deste princípio ativo como um possível virucida e uma possível arma de prevenção contra o COVID-19, conforme alguns estudos de referência [...]”.

Fonte: Conteúdo publicado em 19 de março de 2020, em www.nanox.com.br/noticias/covid-19-nota-da-nanox-tecnologia-s-a-ao-mercado

3

A FUNÇÃO DOS CAPACHOS:

Os capachos removem até 70% das partículas sólidas da sola dos sapatos e retêm a umidade dos solados, desde que limpos e em bom estado de higiene e conservação, minimizando, assim, a contaminação interna dos ambientes.


A não utilização desses produtos ou a sua remoção, dificulta a limpeza dos solados e propicia um ambiente ainda mais favorável à contaminação.


Devido ao grande poder de proliferação da COVID-19, a recomendação é que a limpeza dos solados dos sapatos seja feita com auxílio de capachos ANTES de entrar nos ambientes e, em seguida, que os solados sejam higienizados com álcool 70% ou água e sabão ou Lysoform® ou solução de 2 (duas) colheres de hipoclorito de sódio (Cândida®/Água Sanitária), diluído em 1 litro de água.


Como qualquer outro têxtil do lar e, em especial nesse momento de pandemia, os capachos devem ser lavados e sanitizados com frequência com água e sabão neutro, para que continuem mantendo a eficiência de limpeza.

4

ESPECIALMENTE NESSE MOMENTO, A HIGIENE, A MANUTENÇÃO E A LIMPEZA SÃO HÁBITOS AINDA MAIS IMPORTANTES:

Neste momento, é necessário aumentar a limpeza de todos os itens presentes nos ambientes. Isso quer dizer que é necessário ter cuidado redobrado na limpeza de todos os têxteis sintéticos citados anteriormente, assim como também, do chão, paredes, vidros, metais, balcões e demais superfícies.


No caso dos tapetes, carpetes e capachos:


  • Aumente a quantidade de aspirações realizadas na semana;
  • Higienize tapetes e carpetes com detergente líquido neutro, sabão neutro e água, seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante;
  • Borrife levemente o Lysoform® ou a solução de Água + Água Sanitária sobre a superfície de tapetes com fibras sintéticas, deixe agir, por no mínimo 1 minuto e seque levemente o excesso com um tecido de algodão.
  • Lave o capacho com água e sabão neutro;
  • Coloque o capacho e o tapete sobre o sol por no mínimo 2 horas, também uma forma simples e natural de sanitizá-los;
  • Lave os produtos cuidadosamente com maior frequência.


Nota: solução de água sanitária + água: sempre teste num cantinho do tapete antes de usar em toda a superfície do tapete. Se danificar, use Lysoform®

Com tanta apreensão e informações desencontradas circulando pela sociedade, é muito importante que haja responsabilidade e boa orientação para que todos saibam onde está o verdadeiro risco de contaminação e como se prevenir de modo correto e eficiente.


Como vimos, as pessoas podem utilizar normalmente os produtos que fabricamos, desde que tomem as precauções que estão sendo amplamente divulgadas pelos órgãos de saúde, especialmente quando forem ENTRAR e SAIR dos ambientes de convívio.


Assim, os produtos da Tapetes São Carlos podem ficar sempre junto das famílias e das empresas e fazer parte de todos os seus momentos! 

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.